cozinha-decor-por-barbara-paiva-2

Cozinha prática e funcional para todos

cozinha-decor-cozinha-barbara-paiva

Cozinha por Bárbara Paiva

Armários, eletrodomésticos e muito tempero. Essa poderia ser a receita para a montagem de uma cozinha, mas existem cuidados especiais que devem ser levados em conta para a criação desse ambiente. Segundo a arquiteta Larissa Dias, uma cozinha deve ter a sua beleza sempre associada à funcionalidade. “Não existe um bom projeto se ele não é vantajoso em termos de conforto para o seu usuário”, destaca Larissa, que ensina ainda que um projeto funcional é aquele que prioriza a proximidade entre a pia, o fogão e a geladeira, além de garantir a segurança e qualidade de vida de seu usuário.

A profissional ressalta que é sempre ideal separar a área molhada da área seca, para assim manter a organização do ambiente que deve ainda ter sempre disponível, ao lado do cooktop, um espaço de “sobra”, com todos os lados livres. Isso, de acordo com Larissa, vai deixar o local mais seguro para abrigar cabos de panelas, utensílios e outros acessórios usados na cozinha. Outra dica da arquiteta é investir em uma torre quente para abrigar o forno em uma altura segura e confortável para o seu usuário, evitando assim acidentes.

cozinha-decor-larissa-dias-cozinha

Projeto por Larissa Dias

Na avaliação da arquiteta Bárbara Paiva, para um projeto ser considerado funcional, a disposição de equipamentos, layout do espaço e ainda os materiais de revestimentos e mobiliário, devem ser fatores planejados no momento da montagem da cozinha. A escolha de materiais resistentes e próprios para o espaço é de extrema importância, principalmente para o mobiliário que vai ser empregado no ambiente, em função da maciça utilização do espaço, que é um dos mais requisitados de uma casa, e também por ser um local onde há vários níveis de temperatura, uso de água e produtos de limpeza com muita frequência.

cozinha-decor-apartamento-barbara-paiva-det-vermelho

Projeto por Bárbara Paiva

Bárbara lembra ainda que tudo deve estar planejado de forma a deixar os equipamentos sempre acessíveis. A ideia, segundo a arquiteta, é fazer do espaço um local ideal para explorar a arte de cozinhar com prazer e leveza. Outra consideração da profissional é com relação à higiene do espaço. Segundo Bárbara, os revestimentos, equipamentos e até mesmo o piso devem ser escolhidos levando em consideração a sua fácil higienização.

Fica a dica

Entre outros cuidados na escolha de equipamentos opte por aqueles que podem ser embutidos, aproveitando assim o espaço disponível da cozinha de forma inteligente. Para isso, procure a indicação de uso nas informações técnicas de fornos, cooktops e outros eletrodomésticos que for comprar para sua cozinha.

0 respostas

Deixe uma Resposta

Quer se juntar ao tópico?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>